quarta-feira, 23 de setembro de 2009

As plantas




Um dia disseram-me que as amizades eram como as plantas, que era necessario rega-las para que nao morressem, falaram-me tambem do tutor das arvores, que de vez em quando era necessario ser reirado, caso contrario a arvore cresceria torta.
Achei uma parvoice todas aquelas metáforas e comparações, mas, rapidamente me vi obrigada a perceber que estava errada. Durante os ultimos tempos, perdi muitas amizades por nao as ter regado, e também por não saber bem o meu papel como tutora. Algumas dessas ''plantas'' cresceram tortas, demasiado até, o que me fez perde-as também. Agora percebo realmente o verdadeiro significado daquelas palavras.

terça-feira, 30 de junho de 2009

....

Um dia a maioria de nós irá separar-se.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas
que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos
que partilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia,
das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano,
enfim… do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum
desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe…nas cartas que trocaremos.
Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices…
Aí, os dias vão passar, meses…anos… até este contacto se tornar cada vez mais raro.
Vamo-nos perder no tempo….
Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:
- “Quem são aquelas pessoas?”
Diremos…que eram nossos amigos e…… isso vai doer tanto!
“Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!”
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente……
Quando o nosso grupo estiver incompleto…
reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo.
E, entre lágrima abraçar-nos-emos.
Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo…..
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades….
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos
os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!”

Fernando Pessoa

afinal nao estava certo

Depressa me apercebi que a atitude que tinha tomado nao foi de facto a melhor, foi mais uma etapa ultrapassada, mas nao sei se para sempre. Ha qualquer coisa que me diz para nao desistir. Sou incapaz de explicar porquê, mas ha qualquer ooisa a dizer-me que nao devo virar costas já.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Obrigada Linha



Durante cerca de uma década da minha vida, quando comecei a ter consciência do que se passava à minha volta e das consequências dos meus actos, encontrei um caminho. Era um caminho com apenas uma linha, feita de giz, pareceu-me. Durante toda a minha vida segui essa linha, sempre me preocupei em segui-la. Certo dia, a linhda desapareceu e ao olhar para trás apercebi-me que ela támbem tinha desaparecido. Não sei se a apagaram, mas ela já não estava lá.
Pensei que eu talvez estivesse perdida, e chorei. Chorei por tudo, pela linha, por mim, pelos meus medos, pelas minhas dúvidas e tristezas. Depois sorri, era independente. Não tinha linha para seguir, mas senti-me ao mesmo tempo perdida, pois uma vez que não tinha caminho definido, não sabia para nem por onde ir. Pensei que talvez fosse altura de fazer a minha própria linha. E assim o fiz, sem hesitar, desenhei-a e segui o meu caminho, cada vez mais segura de mim mesma, mais certa e orgulhosa. Felizmente cheguei ao meu destino. Surpreendentemente quando me voltei, apercebi-me a linha tinha voltado a aparecer, muito calmamente.

Apercebi-me que a linha queria apenas que eu notasse que era capaz de controlar o meu próprio destino, se tivesse em conta as consequências, e principalmente, que eu percebesse que não precisava de ninguém para me dizer o que fazer nem para onde ir, pois eu era capaz de decidi-lo sozinha.

pois é...

Aparentemente passou mais uma fase da minha vida. Ultrapassei mais um obstaculo, mas, muito infelizmente deparei-me rapidamente com outro. Por mais quanto tempo, andarei eu a fechar portas, na esperança de abrir uma melhor, para depois encontrar uma pior? Nao sei a resposta a esta pergunta e certamente ninguém me sabe responder. Mas nao vou deixar de abri-las, algum dia terei sorte.

nao era suposto

Aconteceu uma coisa inesperada, algo que eu nao esperava, e, que por isso, nao soube lidar. Não sei se a minha atitude foi a melhor, mas agi de acordo com o que achei na altura, e até agora ainda nao me arrependi. Talvez tenha sido o mais certo, ou talvez nao.

domingo, 22 de março de 2009

Joan miró

Quando jovem frequentou a Escola de Belas-Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo.

No início dos anos 20, conheceu o fundador do movimento em que trabalharia toda a vida, André Breton, entre outros artistas surrealistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naif, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925.

Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obras Interiores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Em suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata.

Três anos depois, rumou pela primeira vez aos Estados Unidos. Já nos anos seguintes, durante um período muito produtivo, trabalhou entre Paris e Barcelona.

No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto.

Wikipédia

terça-feira, 3 de março de 2009

Declaração de Amor

(e o poeta cai na armadilha)

Ó maravilha! Voará ainda?
Sobe e as suas asas não se mexem?
Quem é então que o leva e faz subir?
Que fim tem ele, caminho ou rédea, agora?

Como a estrela e a eternidade
Vive nas alturas de que se afasta a vida,
Compassivo, mesmo para com a inveja...
E quem o vê subir sobe também alto.

Ó albatroz! Ó minha ave!
Um desejo eterno me empurra para os cimos
Pensei em ti e chorei.
Chorei mais e mais... Sim, eu amo-te!

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência"

Dificultar Equivale a Facilitar e Inversamente

Muita coisa, que em certas fases do homem lhe dificulta a vida, serve, numa fase superior, para lha facilitar, porque esses homens aprenderam a conhecer maiores complicações da vida. O inverso sucede igualmente: é assim, por exemplo, que a religião tem um duplo rosto, conforme uma pessoa ergue para ela o olhar, para que ela o livre da sua cruz e das suas penas, ou baixa para ela o olhar como para as cadeias que lhe foram postas, a fim de que não suba pelos ares demasiado alto.

Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'

TEMPO

Com o passar do tempo, nós crescemos e apercebemo-nos de coisas que nunca tinhas percebido antes, chegamos a conclusões diferentes e criamos novas espectativas. O tempo para mim é a melhor arma e a melhor defesa. Refugio-me no tempo, umas vezes no passado, outras no futuro. Estou presa no passado, nas minha raízes e nas minhas experiencias. Vivo pelo que acredito. E eu acredito que o tempo cura tudo...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Nós conseguimos

Depois de tudo o que vivemos e da amizade que cresceu, NÓS CONSEGUIMOS fortalece-la ainda mais, sempre que nos zangamos, NÓS CONSEGUIMOS sempre fazer as pazes, mesmo que nenhuma de nós queira dar o braço a torcer NÓS CONSEGUIMOS pôr o orgulho de parte pela nossa amizade. NÓS CONSEGUIMOS mostrar a todos o verdadeiro sentido da palavra 'amizade', NÓS CONSEGUIMOS aprender muito uma com a outra, e sempre havemos de conseguir. NÓS CONSEGUIMOS passar para trás todas as intrigas, todas as zangas e tudo aquilo que menos gostamos uma na outra para podermos ser amigas para sempre e NÓS CONSEGUIMOS confiar uma na outra, NÓS CONSEGUIMOS ter uma amizade verdadeira, superior a tudo e já tivemos muitas provas disso.. Se NÓS CONSEGUIMOS tudo isto, sem o minimo esforço vamos conseguir estar juntas até ao fim dos nossos dias. TXI AMO SIS

domingo, 18 de janeiro de 2009

about me

Tímidos e misteriosos, o signo caranguejo é muito ligado a tradições. É o mais feminino e delicado entre todos os signos. É o signo do sonho, da ternura, imaginação e da memória tenaz que fixa e idealiza as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para se proteger contra as incertezas do futuro. São belos e sensuais. O amor de Caranguejo tem sempre algo de contos de fadas, com a sua princesa, o seu príncipe encantado, mas também com uma maldição a combater monstros ameaçadores. É o amor puro das crianças, o amor maternal, o amor romântico, mergulhado num sonho ideal e inacessível ou definitivamente parado num rosto ou num nome. O humor do caranguejo é extremamente mutável e em ocasiões tende a ser rabugento e ou até mesmo agressivo, uma vez que sua necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma de suas características fundamentais. Oscila entre o júbilo e a depressão. Podem ser muito fechados. Possuem alta capacidade de compreensão portanto costumam ser muito capacitados intelectualmentes e extremamente ligados às artes e à poesia, especialmente a música, onde tem a capacidade de dar vida as suas mais secretas fantasias.

sábado, 17 de janeiro de 2009

O meu idolo


Kanye west nasceu dia 8 de Junho de 1977 em Atlanta, Georgia. O seu primeiro nome significa ''unico'' em suali, uma das línguas oficiais do Quénia, Tanzânia e Uganda e uma das línguas de trabalho da União Africana. Os pais de Kanye divorciaram-se quando este tinha apenas três anos e o cantor mudou-se com a mãe para Chicago. O seu pai Ray West fora um membro dos Panteras Negras e um dos primeiros fotojornalistas negros de um jornal de Atlanta. Donda West, a sua mãe trabalhou como professora, e mais tarde tornou-se empresária de Kanye West. Faleceu no dia 10 de Novembro de 2007 numa cirurgia mal realizada. No primeiro concerto depois do falecimento da mãe o cantor não conseguiu conter as lágrimas e interrompeu o seu concerto em Paris na música "Hey Mama". Kanye foi criado num bairro de classe média alta no bairro suburbano de Oak Lawn. Estudou na American Academy of Art e mais tarde frequentou a
Universidade de Chicago, mas desistiu para começar a trabalhar na sua carreira musical.

A carreira de produtor/rapper começou com o produtor NO I.D. que produzia o Common. Kanye era além de um produtor, um rapper, mas as gravadoras não viam isso, conheceu Damon Dash e Jay-Z, CEOs da Roc-A-Fella Records. passou a produzir muitos beats para Jay-Z, fazendo um disco clássico em The Blueprint. Tornou-se o artista com mais vendas no time da Roc.


Em 2004 editou The College Dropout, em 2005 editou Late Registration, em 2007 - Graduation e em 2008 808's & Heartbreak

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O que haverá depois

Passamos toda a nossa vida a tentar atingir a felicidade, passamos toda a vida a enfrentar os nossos medos, a seguir em frente, a lutar pelos nossos objectivos. Mas será que quando tivermos terminado a ''tarefa'' haverá alguém para nos felicitar? o que acontecerá quando tivermos terminado o nosso percurso na terra? o que é que acontece quando a nossa vida acaba? Ninguém ainda provou que existe o céu ou o paraíso, ninguém provou que a reencarnação era um facto real. O que acontecerá depois da morte? Ninguém sabe a resposta a estas perguntas, mas também ninguém tem tempo para se questionar sobre isso. Os filósofos, são entendidos por muita gente como loucos, mas será que são? Esta eu respondo: de maneira alguma! São pessoas que vêm para além da rotina, vivem para questionar o que os outros, por não conseguirem perceber escondem e calam. Mas porque? Simplesmente porque hoje em dia as pessoas estão tão preocupadas com a sua vida e os seus problemas que não olham à sua volta, não se apercebem da minima coisa, por mais evidente que seja.

so what

vejo-te como um amor proibido, um desejo impossivel. Luto contra os meus sentimentos todos os dias, mas nao sei se é o mais certo. Acredito que todas as pessoas nascem com um objectivo comum, atingir a felicidade, seja no bem ou no mal.. A felicidade que andamos há tanto tempo a procura não aparece, nao chega. Haverá mais tempo a perder? Há uns tempos achei que o tempo não me preocupava, mas aparentemente estava errada, porque o tempo corre, cada vez mais depressa.

---

everyone takes his stance asserts his own rights and feelings, mistaking the motives of others and his own